ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS

Faça o teste
( ) Você detesta academias de ginástica?
( ) A esteira que tem em casa é usada como cabide?
( ) Aventura é bom só no cinema?
( ) Você está mais para sombra e água fresca?
( ) O médico recomendou praticar exercícios físicos?


Se você respondeu sim para uma ou todas as perguntas acima, não se desespere: existe um tipo de exercício feito para você. Ou que pelo menos você goste de praticar. O importante é procurar algo que se adeque ao seu perfil. O que vale é saber que cuidar da saúde é fundamental.
"Fazer exercício não é praticar atividades de desconforto. Exercitar-se é realizar movimento, ou seja, aumentar seu gasto calórico de maneira regular e diária, adotando atividades que estejam dentro de seu limite.", opina o Dr. Turíbio Leite de Barros Neto.


Rotas alternativas: pensando nisso

Pilates: Criada no começo do século 20 por Joseph Pilates trabalha o corpo todo, principalmente correção postural, abdômen, braços e glúteos. Existem dois tipos de aula: com aparelhos e o mat Pilates, feito no solo e com a ajuda de uma bola. As aulas são dadas para no máximo quatro alunos e os riscos de lesões são mínimos. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Dança de salão:
Quem assistiu ao filme Vem Dançar, com Antonio Banderas, sabe que aulas de valsa, bolero, tango, rumba e outras danças ditas “clássicas” são divertidas, movimentam todos os músculos do corpo, emagrecem e ajudam a corrigir a postura e a socializar.
Salsa ou flamenco? Das danças são as mais aeróbicas e muito sensuais. O mesmo vale para lambada e forró.

Natação: É o mais completo dos esportes já que trabalha todas as cadeias musculares, favorece o alongamento dos músculos e é o exercício aeróbico por excelência, além de ser o de menor impacto.

Nada agradou?
Corra com seu cão, vá a pé para o trabalho, pule corda, jogue capoeira, arrume uma cama elástica para se exercitar, pratique artes marciais.
"A OMS (Organização Mundial de Saúde) interpreta que qualquer atividade física é benéfica, porque promove gasto enérgico e ajuda a prevenir a obesidade", explica o professor do departamento de Esportes da Unisanta (Universidade Santa Cecília), Dilmar Guedes Junior.

Curiosidade
No Rio de Janeiro, um ônibus com bicicletas ergométricas circula pela cidade, subindo e descendo ladeiras e mudando a paisagem para quem não quer pedalar na academia. O Bus Bike foi idéias de três cariocas que perceberam que o que afastava as pessoas das academias era a falta de motivação. (
http://www.bikebus.com.br/)


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário