OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

O alongamento é um exercício simples e eficaz que ajuda a melhorar o desempenho atlético, diminui a probabilidade de lesão e minimiza a dor muscular.

Mas como é possível obter esse resultado?


MELHORA NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO

Ao colocar determinadas partes do corpo em certas posições, somos capazes de promover o alongamento de nosos músculos. Como resultado, conseguimos obter uma redução na tensão geral dos músculos, e a amplitude normal de nossos movimentos é aumentada.

Ao aumentar a amplitude de movimento, aumentamos a distância que nossos membros podem se mover antes que ocorram lesões nos músculos e nos tendões. Por exemplo, os músculos e tendões da região posterior dos membros inferiores são fortemente exigidos ao se chutar uma bola de futebol. Logo, quanto mais flexíveis forem esses músculos, maior será o deslocamento do membro inferior para a frente antes que eles sofram uma sobrecarga ou lesão.

Os benefícios de um movimento com maior amplitude incluem: maior conforto, mais habilidade e menor suscetibilidade a lesões por esforço nos músculos e tendões.

AUMENTO DA FORÇA

Existe um mito sobre alongamento que diz que: "se você alongar demais perderá tanto a estabilidade da articulação quanto a força do músculo". Isso é totalmente falso. Ao aumentar a extensão dos músculos, ocorre o aumento da distância dentro da qual eles são capazes de se contrair. Isso resulta em um aumento potencial na força dos músculos e, portanto, na habilidade atlética, ao mesmo tempo em que leva a uma melhora no equilíbrio dinâmico ou na habilidade de controlar os músculos.

REDUÇÃO DA DOR MUSCULAR PÓS-EXERCÍCIO

Todos nós sabemos o que acontece quando corremos ou fazemos ginástica pela primeira vez em meses. No dia seguinte, nossos músculos estão tensos, doloridos, e muitas vezes descer um simples lance de escadas é difícil. Essa dor, que costuma acompanhar atividades físicas pesadas e geralmente recebe o nome de dor muscular pós exercício, é o resultado de microlesões (minúsculos rompimentos das fibras musculares). O alongamento, como parte de um relaxamento eficaz, ajuda no alívio da dor ao alongar as fibras musculares individualmente, aumentando a circulação do sangue e removendo os produtos residuais.

REDUÇÃO DA FADIGA

A fadiga é um grande problema para todos, especialmente para aqueles que se exercitam. Ela resulta na diminuição tanto do desempenho físico quanto mental. Uma maior flexibilidade obtida pelo alongamento pode ajudar a evitar os efeitos da fadiga ao diminuir a tensão sobre os músculos de trabalho (o agonista). Para cada músculo no corpo há um músculo oposto ou que se opõe (o antagonista). Se os músculos antagonistas forem mais flexíveis, os músculos agonistas não terão que desenvolver tanta força contra os antagonistas. Logo, cada movimento dos músculos agonistas exigirá, na verdade, menos esforço.


OUTROS BENEFÍCIOS

Além dos benefícios listados acima, um programa regular de alongamento também auxiliará na melhora da postura, no desenvolvimento da consciência corporal, na melhora da coordenação, além de estimular a circulação, aumentar a energia e promover o relaxamento e o alívio do estresse.

FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário