CUIDE BEM DO AQUILES! COMO PREVENIR LESÕES NO TENDÃO CALCÂNEO

Sentir dor durante os exercícios na região inferior da perna, perto do pé, pode ser um sinal de problema no tendão de Aquiles. Chamado atualmente de tendão calcâneo, ele une o osso calcanhar aos músculos da panturrilha e ajuda a impulsionar o corpo para a frente e a desprender os pés do chão.
Mas, se você força demais o tendão, com excesso de treino, mudança de piso ou movimentos bruscos, por exemplo, pode machucá-lo. As lesões mais comuns são as tendinites (inflamações), que causam dor e podem evoluir para uma ruptura do tendão. Evite o problema com exercícios de alongamento e fortalecimento.



O CALCÂNEO BEM CALÇADO



Uma dica para evitar lesões no tendão calcâneo é escolher um tênis adequado para seu tipo de pisada e não prolongar além da conta o tempo de uso do calçado - geralmente, eles duram entre 500 e 800 km. Também não exagere na intensidade dos treinos nem pule os períodos de descanso.

FLEXIBILIDADE


A prevenção é feita com o alongamento da musculatura que atua com o tendão. "Assim, a estrutura fica menos tensionada na corrida e no repouso", diz Fabiano Peres, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp. Confira duas opções, conforme a imagem acima:

1 - Sente e estenda as pernas.

Passe uma toalha por baixo das plantas dos pés e puxe as pontas em sua direção, sem flexionar os joelhos. Fique na posição por 30 segundos e lembre-se de manter o tronco em 90 graus e de contrair a musculatura abdominal.

2 - Matenha os pés paralelos.

Dê um passo grande à frente com o pé direito. O pé esquerdo deve ficar com o calcanhar apoiando no chão, sem flexionar o joelho. Fique na posição por 30 segundos. Faça o mesmo movimento com o pé esquerdo.


FORTALECIMENTO

Com músculos fortes, o tendão fica protegido, o que pode evitar um rompimento ou uma nova lesão.

1 - Em pé, com a frente dos pés apoiada em um degrau, eleve o corpo, usando a força da panturrilha como se empurrasse o degrau. Deixe o peso do corpo puxá-lo para baixo, descendo até onde conseguir, sem flexionar os joelhos. Faça 15 repetições.

(Font: Revista Runner's - Editora Abril - maio/09)


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Um comentário:

  1. Boas. Chamo-me António Mateus e sofri uma ruptura parcial do tendão de aquiles cerca de 8 cm acima do fim do calcanhar, no dia 18 de Junho.
    Como sou militar fui asistido no Hospital da Força Aérea. Mesmo com a Ecografia a confirmar...o 1º médico disse ser um entorce. Mas depois o 2º médico disse ser na incersão do gemeo. Já vai quase um mês e nem operaram nem imobilizaram o pé.Tenho andado de muletas e agora começei na fisioterapia. A Fisioterapeuta diz que é nos tais 8 cm acima do fim do calcanhar. Isto é vida dificil.

    ResponderExcluir