SÍNDROME PIRIFORME

ALONGAMENTO, FORTALECIMENTO E MENOS TEMPO SENTADO ALIVIAM A SÍNDROME PIRIFORME (OU DOR NO BUMBUM)


Se você sente uma dor que começa nas nádegas e só termina na coluna, o culpado deve ser o piriforme - músculo sob os glúteos, responsável pela rotação externa da articulção do seu quadril. Quando ele fica muito tenso, pressiona o maior nervo do seu corpo, o ciático, que comanda as funções motoras e sensoriais da pernas e pés. A dor provocada por essa rigidez muscular geralmente vem das nádegas, desce para as coxas e sobe até a coluna vertebral. É por isso que o diagnóstico da síndrome piriforme é tão complicado: ela costuma ser confundida com hérnia de disco, dor ciática ou outros problemas da região dorsal. E o desconforto pode ocorrer quando você senta, agacha ou sobe escadas.
Mas não se preocupe, um programa de flexibilidade e fortalecimento resolverá o problema:
FLEXIBILIDADE
Esse exercício relaxa o músculo piriforme e solta os rotadores externos do quadril. A circulação e a flexibilidade melhoram, aliviando a pressão no nervo ciático e no quadril.
  1. Em posição vertical, afaste os pés, mantendo-os alinhados com os ombros e com a ponta para frente.

  2. Com o calcanhar direito no chão, vire a ponta dos pés para dentro. Retorne à posição inicial, voltando-se para a frente.
  3. Repita esse movimento 10 vezes, com ambos os pés.


FORTALECIMENTO
Desequilíbrios musculares podem causar síndrome piriforme. Ficar sentado o dia todo pode deixar seus flexores do quadril hiperativos e os glúteos enfraquecidos. Ao fortalecer os músculos posteriores, você aliviará o estresse sobre o músculo piriforme.

  1. Coloque uma tornozeleira ao redor da coxa direita. Dobre a perna para formar um ângulo de 90 graus.
  2. Com o lado direito do quadril e o ombro direito no chão, levante a perna direita e cruze-a cobre o corpo. Fique nessa posição durante 1 segundo e em seguida, volte para a posição inicial. Repita esse movimento 10 vezes, com ambas as pernas.

NÃO JOGUE A TOALHA

Ficar muito tempo sentado agrava a síndrome. Ao dirigir, coloque uma toalha enrolada na base da coluna. Isso dá apoio à pelve e minimiza e tensão nas costas.



FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá estou há mais de 1 mês com esse problema . Estou fazendo alongamentos e compressas quentes . Demora muito o tratamento!?


    ResponderExcluir